Chevron Left
Back to Introdução ao Controle de Sistemas

Learner Reviews & Feedback for Introdução ao Controle de Sistemas by Instituto Tecnológico de Aeronáutica

4.9
stars
1,166 ratings

About the Course

Este curso apresenta os principais conceitos do controle de sistemas e mostra suas vantagens e importância para a sociedade moderna. Você vai entender o que é o controle de sistemas e como o controle com realimentação funciona, e passará a perceber a sua presença em diversas situações em seu dia-a-dia, na natureza, no corpo humano e em diversos dispositivos, desde os mais simples até os mais complexos. Você vai perceber a necessidade de modelos teóricos para a análise e o projeto do controle de sistemas e aprenderá como verificar se um sistema atende a determinados requisitos de desempenho. Você também aprenderá como projetar um controle simples de modo a obter o melhor desempenho possível de um sistema de controle. Este é apenas o primeiro passo em direção a um vasto campo do conhecimento e lhe dará a base e a segurança necessárias para avançar em seus estudos no maravilhoso mundo do controle de sistemas....

Top reviews

AP

Apr 10, 2020

Parabéns aos desenvolvedores! Um curso muito bom, recheado de conteúdo e fácil de aprender, o professor é muito bacana e didático, além de que Controle de Sistemas é um assunto incrível, nota dez!

JS

Aug 9, 2016

Excelente curso! Um dos melhores cursos que já fiz na minha vida. Dinâmico, divertido, com muito conteúdo e de abordagem bem simples considerando a complexidade que é o Controle de Sistemas.

Filter by:

1 - 25 of 375 Reviews for Introdução ao Controle de Sistemas

By Vilemar F d R F

Dec 15, 2020

O curso é excelente. O professor aborda o assunto com muita clareza, o que torna a compreensão muito mais fácil e torna as aulas mais fluidas. Fantástico, pretendo fazer os outros cursos!

By jorge j

Jun 13, 2022

muito bom.agradecer o professor .sabe muito.conhecedor do sistema.apreendi muito.terei muitas duvidas durante o curso.muito obrigado.um profissional desta categoria tem ser valorisado.

By Wilton R d A R

Sep 12, 2016

Achei o curso bem elaborado, com bastante exemplos, e bem interessante.

Facilmente expansível para novos módulos, dando continuidade para sistemas com realimentação mais complexos.

By Thiago M

Apr 28, 2020

O curso é excelente. Realmente uma mão na roda pra quem está aprendendo teoria de controle ou está buscando refrescar os conceitos já vistos na faculdade. Me ajudou muito a voltar a estudar.

By Hugo C

Feb 8, 2018

Curso excelente! Didático e sem enrolação. Perfeito para relembrar ou introduzir conceitos básicos de controle.

O professor também é bem divertido e torna o aprendizado mais leve.

By Fernando A Z V

Jun 28, 2020

O curso foi perfeito para relembrar princípios da Engenharia de Controle e perceber que, anos depois da formatura, uma nova visita a este assunto foi surpreendentemente desafiador e recompensador ao mesmo tempo. O material didático foi organizado de maneira convidativa até a não iniciados na matéria e gostaria de sugerir um canal mais estreito com a tutoria para tirar eventuais dúvidas, ainda que por turnos, pois alguns exercícios tinham pontos críticos que eventualmente podem se transformar em barreiras para quem quer realmente aprender com a experiência do curso e não apenas colecionar certificados. Permaneço atento para corresponder a tantos cursos consecutivos quanto este corpo docente criar.

By Henry O F

Apr 14, 2020

O curso é muito bom mesmo! Apesar de alguns probleminhas de edição dos vídeos, que em minha opinião não são tão relevantes , o curso contém uma carga de informação muito grande e é possível aprender bastante à respeito da análise e controle de sistemas Os exemplos são todos excepcionais e a prova final possui um nível interessante. O curso conseguiu me "prender" a cada vídeo que eu assistia eu queria assistir o próximo e isso é muito importante para o aprendizado. Gostaria de parabenizar os professores envolvidos pelo trabalho que estes realizaram e pela dedicação ! Rumo ao próximo curso!

By Paolo R

May 20, 2018

Muito bom o curso! Sou engenheiro mecanico (e por sinal, trabalho no IFI - DCTA) e nao tinha muita base em teoria de controle. No entanto, como me familiarizo muito bem com a matematica, que por sinal eh meu hobby, tive facilidade de acompanhar as aulas. O professor eh bastante didatico, e, apesar da simplicidade das aulas, acredito que o mais importante eh o conteudo, e que inclusive, o formato atual estah excelente.

By João V B d O

Jul 15, 2016

Parabéns Jackson Paul Matsuura, Rubens Junqueira Magalhães Afonso e a todos os envolvidos, o curso é excelente, dinâmico e com o humor do Professor Jackson Paul Matsuura fica fácil prender a atenção. É necessário um conhecimento básico na área, porém caso você não tenha nenhum conhecimento, não se preocupe o Professor Jackson Paul Matsuura consegue tornar o assunto muito didático e de fácil compreensão.

By Williams C d O

Jun 23, 2017

Este curso foi um primordial para criar a paixão pelo Controle de Sistema, hoje estou cursando Eng Elétrica e sou loucamente apaixonado pela área, graças ao Curso do Coursera. Estou implementando os conhecimentos adquiridos em projetos em prol a beneficiar a sociedade no âmbito energético. Os professores do ITA são espetaculares, ótimos em expressar conhecimento de fácil assimilação.

By JORDAN L D S

Aug 10, 2016

Excelente curso! Um dos melhores cursos que já fiz na minha vida. Dinâmico, divertido, com muito conteúdo e de abordagem bem simples considerando a complexidade que é o Controle de Sistemas.

By Adriana d N S C

Sep 9, 2019

É um ótimo curso, gostei muito! Boa didática, clareza, objetividade. Atendeu às minhas expectativas, foi possível solidificar ainda mais os meus conhecimentos no assunto. Recomendo!

By João R V

Dec 2, 2018

otimo

By BRUNO C P

Mar 11, 2016

Caro professor e demais envolvidos;

Gostaria de agradece-los pela iniciativa de publicar este curso e o quão importante está sendo para meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Como aluno de engenharia tenho muitas duvidas quanto a conceitos e explicações fornecidas por nossos professores, porém, na plataforma vídeo-aula posso repeti-la o quanto for necessário, pausar e retomar quando for possível e isso realmente faz diferença.

Acredito que o publico alvo deste curso seja os alunos do ITA, porém gostaria de ressaltar que o trabalho de vocês está sendo realmente relevante para minha formação acadêmica, estou ansioso para assistir as futuras vídeo-aulas.

Professor Jackson, obrigado por adicionar uma pitada de humor neste curso e descontrair esse conteúdo que com o tempo acaba ficando meio "massante", eu realmente me diverti com elas.

Mais uma vez, um enorme obrigado e forte abraço!

Bruno Cesar Possari.

By Gabriel A d M

Feb 10, 2017

Este foi o meu segundo curso do Coursera, que além de me familiarizar com o maravilhoso mundo do controle de sistemas, ensinando-me as definições essenciais, a Transformada de Laplace, malha aberta e fechada, estabilidade, critério de Routh-Hurwitz, modelos matemáticos (em especial de primeira e segunda ordem e seus parâmetros), erros em malha aberta e fechada, resposta ao degrau, projetar um controlador proporcional com saída em degrau, pude também dar boas risadas e ser surpreendido pelas pegadinhas e pelas piadas presentes, proporcionando um bom entretenimento e motivação.

Parabéns ao professor Jackson, ao professor Afonso e aos demais responsáveis por esse curso.

By Luis H m s

Apr 14, 2023

Eu, Luis Henrique Madureira, tive a oportunidade de obter a certificação em Introdução ao Controle de Sistemas oferecida pela empresa Coursera e chancelada pelo renomado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), incluindo aulas ministradas por professores altamente capacitados nessa área. Essa certificação reforça o meu conhecimento e acredito que possa ser de grande valor em minha carreira, especialmente com a ênfase em controle de sistemas que o curso proporciona. O ITA é reconhecido nacional e internacionalmente por sua excelência acadêmica e tecnológica, tornando esta certificação uma grande conquista para mim.

By Luísa N

Jan 21, 2022

Meu nome é Luísa Nascimento Rodrigues, tenho 14 anos, e sou aluna certificada do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e tenho honra por ter aprendido tanto em tão pouco tempo com um professor extremamente didático e excepcional no que faz e em como explica. Inesquecível. Simplesmente inesquecível. Feliz por obter mais um certificado em minhas conquistas, e desta vez, de uma instituição tão importante. Curso muito explicativo, didático e interessante. Aprendemos praticando, errando, acertando, provando e verificando. Entendemos rapidamente o conteúdo com o professor Jackson Paul Matsuura. Uma honra.

By Daniel K C

Apr 25, 2016

Curso muito bom! Explora o assunto desde um conhecimento muito básico até um nível bom de conhecimento, com muita didática, sequência lógica de raciocínio e exemplos relevantes.

Quanto à qualidade de som e imagem, creio que seja o menor dos problemas. Não adianta ter um curso super produzido, com equipamento de ponta, sem didática nenhuma. Lembrem-se que, antigamente, a única ferramenta que o professor tinha para dar uma boa aula era um quadro negro e um pedaço de giz.

Parabéns ao prof. Jack e toda a equipe que produziu esse curso. E que venham muitos mais como esse!

By Bruno S

Mar 4, 2016

O curso é uma introdução à Engenharia de Controle, porém é interessante até mesmo para quem já tem formação na área, pois a forma como o Professor aborda os assuntos é muito esclarecedora, ajudando a relembrar conceitos já aprendidos ou a vê-los sob uma nova perspectiva. O engajamento do professor e os exemplos que utiliza para explicar cada conceito fazem o curso ficar ainda mais interessante, em especial na parte em que o professor explica sobre a influência do ganho proporcional no comportamento do sistema.

By Luan N S

Jan 23, 2022

Bom, nunca tive uma experiência tão boa na área de ensino a distância como tive neste curso, realmente o curso lhe oferece diversas ferramentas tanto para facilitar seu estudo como também faz você prestar atenção na aula com algumas perguntas no meio das aulas como: "Notou algo de errado?" e ver que ele faz com que você realmente tenha uma imersão enorme para aprender e expandir o conhecimento, uma das coisas que me conquistou foi sempre ter algo novo no curso que te surpreende.

By Matheus d S S

Mar 15, 2018

Simplesmente magnífico, gostaria muito de entrar em contato com o professor Jackson Paul Matsuura para ter nem que seja 2 mim de conversar sobre a maravilhosa área de sistemas de controle. Como sou aluno de Engenharia de Controle e Automação este curso caiu como uma luva para aperfeiçoar meus estudo, sou muito grato a toda a equipe do ITA que fizeram este curso .

By Leonardo G M

Nov 14, 2020

Curso excelente! Sou da engenharia mecânica e queria me aprofundar mais em Controle. Apesar de eu ter feito uma disciplina de Inrodução a Controle na faculdade, esse curso aqui tirou todas as minhas dúvidas e me explicou de uma forma muito mais clara. Assim que eu puder, vou dar continuidade a série de cursos sobre Controle. Muito obrigado pessoal!

By MARCO A D P

Apr 11, 2017

Com certeza ao realizar esse curso a minha visão passou a ser outra em relação ao sistema de forma geral. Passei a observar tudo o que está ao meu redor e me aproximei mais da Exata. Parabéns equipe, pois o conteúdo está fantástico e parabéns professor Jackson pelas suas explicações com uns intervalos descontraídos. Muito bom!

By Hiago d O B B

Mar 24, 2020

É um curso bem introdutório sobre controle de sistemas, mas isso não significa que é ruim, na verdade é ótimo, pois quando você for aprender a fundo sobre o tema, já estará familiarizado com os termos e com algumas coisas que vamos utilizar. A única coisa ruim que achei é que poderia ter mais exercícios, fora isso recomendo!

By Luciano B

Mar 23, 2018

Excelente curso!!

Muito boas as explicações do professor Jackson; muito didático. Me formei em engenharia há mais de 10 anos e durante o período de graduação, a disciplina de Controle de Sistemas era muito cansativa e entediante; o que não acontece aqui. Realmente, parabéns e estou aguardando ansioso para o segundo curso.